Fecomércio-ES, Sincades e Sindmat compartilham boas práticas na Semana do Comércio da CNC
A Fecomércio-ES, o Sincades e o Sindmat participaram ativamente da 3ª edição da Semana do Comércio, evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizado entre os dias 8 e 11 de outubro. Voltado para as Federações e Sindicatos do Sistema Comércio, o encontro, conduzido pelo Programa Atena, teve como foco a troca de soluções para o desenvolvimento de pessoas e a adoção de boas práticas nas entidades participantes.
Ao longo dos quatro dias de evento, os participantes assistiram a palestras do corpo técnico da CNC e acompanharam a apresentação de cases de boas práticas sindicais. Os principais temas abordados incluíram inovação, produtos e serviços, marketing, relacionamento com clientes e a atuação junto aos poderes públicos, com o objetivo de promover a sustentabilidade e aumentar a representatividade das entidades no âmbito nacional.
Fecomércio-ES: destaque entre as 27 federações
A Fecomércio-ES se destacou por contribuir com 16% de todas as boas práticas inscritas no Programa Atena, entre as 27 federações participantes. O engajamento da equipe da Federação foi grande, com ativa participação nas discussões e troca de experiências ao longo do evento. A participação dos funcionários, inclusive, conta pontos para cada federação no programa Atena de capacitação e desenvolvimento sindical da entidade, o que impacta nos resultados finais das entidades para concorrer ao Prêmio Atena.
Para Fabiana Fabris, gerente administrativa e financeira da Fecomércio-ES e coordenadora do programa Atena, o evento foi uma oportunidade valiosa para fortalecer as iniciativas locais e buscar novas estratégias de desenvolvimento institucional com base nos cases apresentados.
“Participar da Semana do Comércio nos permitiu ver como nossas ações estão alinhadas com as melhores práticas nacionais. O acompanhamento do planejamento estratégico junto à CNC e a coordenação de etapas pelo sistema Atena nos oferecem uma base sólida para seguir evoluindo”, afirmou Fabiana.
O Sincades e o Sindmat também se destacaram, apresentando cases de sucesso que demonstram o comprometimento com a inovação e o atendimento aos associados. João Alberto do Carmo, executivo do Sindmat, ressaltou a importância de eventos como a Semana do Comércio para a troca de boas práticas entre as entidades.
“Esses momentos são essenciais para conhecer experiências de sucesso de outros sindicatos. Nosso case foi uma oportunidade de mostrar como, mesmo com poucos recursos, podemos implementar ações inovadoras e focadas no associado”, pontuou João.
Projetos e ações apresentados pela Fecomércio-ES, Sincades e Sindmat:
– Programa de Acompanhamento Legislativo da Fecomércio-ES**, apresentado por Nilton Basílio Teixeira, assessor jurídico.
– Encontro de Inverno Sindmat, apresentado por João Alberto do Carmo, executivo do Sindmat.
– Grupo RH Sincades, apresentado por Ivete Paganini, gerente-geral do Sincades.
– Connect Fecomércio-ES – Observatório do Comércio Capixaba, apresentado por Ana Carolina Júlio, coordenadora do Connect Fecomércio.
– Projetos de Comunicação e Marketing, apresentados por Juliane Zaché, gerente de Comunicação e Marketing da Fecomércio-ES, que apresentou o videocast Comércio & Mercado e a ação Dia D Comerciante.
As práticas serão avaliadas pelo corpo técnico da CNC e participantes e as melhores vão receber uma menção honrosa, cuja cerimônia deve ser anunciada em breve.
Texto: Dayane Freitas