Logo Connect Fecomércio-ES

Menos inadimplentes em janeiro: ES registra quarta queda consecutiva

Pessoa passando cartão na maquininha de crédito.

O percentual de famílias capixabas inadimplentes diminuiu pelo quarto mês consecutivo, passando de 38,8% em dezembro de 2023 para 38,2% em janeiro de 2024, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Fecomércio-ES. Apesar de permanecer em um patamar elevado, essa redução reflete uma melhora na capacidade das famílias de cumprirem suas obrigações financeiras. Desde outubro de 2023, a inadimplência já apresentou queda de 2 pontos percentuais.

O nível de endividamento manteve-se estável em 89,8% nos últimos meses. Entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, 43,2% estavam inadimplentes, e 25,3% indicaram não ter condições de pagar suas dívidas nos próximos meses. Contudo, foi registrada uma redução contínua na inadimplência e no percentual de famílias que não conseguem quitar dívidas nessa faixa de renda, além de uma leve queda no grau de endividamento.

O cartão de crédito continua como o principal compromisso financeiro das famílias (85,9%), seguido por crédito consignado (10,2%), financiamento de casas (8,3%) e carros (8%). Entre as famílias com renda superior a 10 salários mínimos, houve aumento no uso do cartão de crédito (89,5%) e do cheque especial (3,1%), enquanto o uso de crédito consignado e pessoal diminuiu.

Segundo a Fecomércio-ES, a queda na inadimplência e a estabilidade no endividamento, combinadas com o aumento na intenção de consumo, apontam para uma melhoria na saúde financeira das famílias. Com isso, elas estão conseguindo liquidar dívidas antigas e assumindo novos compromissos, o que pode impulsionar o consumo de produtos e serviços nos próximos meses.

Para conferir a notícia completa clique aqui.