Volume de serviços no ES cresce mais que o dobro da média nacional em 2024

O volume de serviços no Espírito Santo apresentou crescimento acumulado de 5,6% em 2024, mais que o dobro da média nacional de 2,3%, conforme dados divulgados pelo Connect Fecomércio-ES com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Apesar de um recuo de -1,3% em abril em relação a março, houve um aumento significativo de +13,2% quando comparado a abril de 2023. Segundo Ana Carolina Júlio, coordenadora do Connect Fecomércio-ES, o setor reflete um cenário positivo devido ao aquecimento do mercado de trabalho e ao fortalecimento da economia local.
Três dos cinco grupos analisados na pesquisa demonstraram crescimento no acumulado do ano: “Serviços de informação e comunicação” (+7,6%), “Serviços de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio” (+7,6%) e “Serviços profissionais, administrativos e complementares” (+8,0%). Este último, que inclui atividades jurídicas e de consultoria empresarial, foi impulsionado pelo período de declaração do Imposto de Renda. Já os grupos de “Serviços Prestados às Famílias” (-11,0%) e “Outros Serviços” (-0,6%) apresentaram queda no mesmo período.
A Fecomércio-ES, que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representa 374.523 empresas responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Atuando em mais de 15 municípios com 31 unidades e ações itinerantes, a entidade tem como missão promover o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo. O Connect Fecomércio-ES, projeto em parceria com instituições como Senac-ES, Faesa e Secti-ES, reforça seu compromisso com a inovação e a análise de dados estratégicos para o estado.
Para conferir a notícia completa clique aqui.
Txto: C2 Press
Edição: Ryan Procopio