Logo Connect Fecomércio-ES

Varejo capixaba se mantém estável em julho

Varejo capixaba se mantém estável em julho
A imagem mostra o interior de um supermercado, com cestsas de frutas e placas de descontos

O comércio varejista do Espírito Santo apresentou estabilidade na transição de junho para julho, com uma leve retração de -0,4%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Connect Fecomércio-ES. O comércio ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, registrou uma queda de -1,1% no mesmo período. Contudo, no comparativo anual, o comércio varejista capixaba cresceu 2,4%.

Entre os destaques positivos, o setor de “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” registrou um crescimento expressivo de 40%, sendo o principal destaque do mês. O segmento de produtos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos também obteve um aumento significativo de 25,2%. Móveis e eletrodomésticos mantiveram o crescimento pelo quarto mês consecutivo, avançando 9%, enquanto livros, jornais, revistas e papelaria, após três meses de retração, cresceram 9,5%.

No comércio ampliado, o segmento de veículos, motocicletas, partes e peças continuou em expansão, com um crescimento de 14,2%. Já o segmento de materiais de construção, que vinha de seis meses consecutivos de queda, apresentou recuperação com alta de 10,6%.

De maneira geral, os resultados apontam para uma recuperação gradual e resiliente do comércio capixaba, apesar de alguns setores ainda enfrentarem retrações. O desempenho positivo de segmentos específicos reflete uma resiliência do comércio local, alinhada ao cenário nacional, que registrou crescimento de 0,6% no varejo e de 0,1% no comércio ampliado entre junho e julho. No comparativo anual, o varejo brasileiro cresceu 4,4%, enquanto o comércio ampliado teve alta de 7,2%.

Para conferir a notícia completa clique aqui.

Texto: Thalis Manhães Roza Machado
Edição: Ryan Procopio