Logo Connect Fecomércio-ES

Espírito Santo cria 2.515 novos empregos em agosto

Espírito Santo cria 2.515 novos empregos em agosto
A imagem mostra uma carteira de trabalho digital e uma física

O Espírito Santo registrou um saldo positivo de 2.515 novas vagas de emprego formais em agosto de 2024, após um déficit de 925 vagas em julho. O crescimento foi impulsionado principalmente pelos setores de comércio e serviços, que juntas geraram 3.100 novas vagas, sendo 2.256 no comércio e 844 em serviços. A indústria também apresentou um desempenho positivo, com 763 vagas criadas. No entanto, setores como agropecuária e construção civil tiveram quedas, com saldos negativos de 1.144 e 204, respectivamente.

Esse aumento nas contratações representou um crescimento de 838,4% em relação ao mesmo mês de 2023. Até agosto de 2024, o estado criou 31.653 empregos formais, um número 0,9% inferior ao registrado no mesmo período de 2023, que foi de 31.935. O setor de serviços destacou-se, especialmente nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias e profissionais. No comércio, o varejo, especialmente em hipermercados e supermercados, teve papel importante nas contratações.

A coordenadora do Observatório do Comércio, Ana Carolina Júlio, ressaltou que o aumento na geração de empregos formal não só oferece maior segurança aos trabalhadores, mas também contribui para a arrecadação fiscal e a estabilidade econômica. Esse crescimento reflete a transformação digital e a expansão de serviços de maior valor agregado, com redução da dependência de setores tradicionais, como agropecuária e construção civil.

Em termos absolutos, o estado conta com 905.981 trabalhadores com carteira assinada, sendo que 71% atuam no comércio de bens e serviços, com destaque para o setor de serviços (45,8%) e comércio (25,2%). A geração de empregos foi mais concentrada na região metropolitana, com Vitória liderando as contratações, seguida por Vila Velha e Guarapari, que também destacaram-se no comércio varejista e serviços administrativos.

Para conferir a notícia completa clique aqui.

Texto: C2 Press
Edição: Ryan Procopio