Confiança dos empresários do comércio capixaba cresce pelo 3º mês seguido

A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas em uma mesa conversando sobre negócios

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) do Espírito Santo alcançou 116,2 pontos em novembro, sendo o mais alto da região Sudeste e superior à média nacional de 113,5 pontos, ambos acima do nível satisfatório (100 pontos). Este foi o terceiro mês consecutivo de crescimento no indicador estadual, com aumentos de 2,4% entre agosto e setembro, 5,5% entre setembro e outubro, e 0,9% em novembro. Comparado a novembro de 2023, o crescimento foi de 1%.

O otimismo dos empresários é impulsionado pelas expectativas positivas em relação à economia e às vendas futuras, destacadas no subíndice de Expectativas futuras, que subiu 3,5% em relação a outubro e 3,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 144,1 pontos. Este subíndice apresentou destaque na expectativa econômica, com crescimento de 5,9%. Por outro lado, os subíndices de Intenções de investimento e Condições atuais tiveram pequenas quedas de 0,8% e 1,1%, respectivamente.

Segundo Ana Carolina Júlio, coordenadora do Connect Fecomércio-ES, o otimismo também se reflete no aumento da confiança dos consumidores, conforme a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) e a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que mostram maior segurança em relação à renda e redução de dívidas em atraso. A Black Friday, realizada em novembro, desempenhou um papel relevante nesse cenário, impulsionando a confiança dos empresários e fortalecendo as operações, especialmente de pequenos negócios, em preparação para um encerramento de ano positivo.

Para conferir a notícia completa clique aqui.

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada aqui.

Texto: C2 Press