Em um ano, 232 mil capixabas saíram do vermelho, aponta levantamento

A inadimplência no Espírito Santo apresentou queda significativa em 2024, reduzindo de 38,8% em novembro de 2023 para 32,7% no mesmo mês de 2024, o que representa 87,1 mil famílias a menos com contas em atraso. Contudo, houve um leve aumento mensal de 0,1 ponto percentual em novembro, refletindo o impacto de períodos como a Black Friday. Apesar disso, as vendas de fim de ano são favorecidas por um aumento de 4,3 pontos percentuais na capacidade de pagamento das famílias inadimplentes, com 267 mil capixabas próximos de quitar suas dívidas.
O endividamento geral também cresceu ligeiramente, subindo de 89,3% em outubro para 89,9% em novembro, com 8.500 novas famílias endividadas. Apesar disso, a redução de dívidas de longo prazo e o menor comprometimento financeiro indicam um controle mais saudável das finanças familiares. Em novembro, 57,5% das famílias inadimplentes precisaram de mais de 90 dias para quitar suas dívidas, e o tempo médio para regularização aumentou para 70 dias.
O cartão de crédito permanece a principal ferramenta de endividamento, sendo utilizado por 89,9% das famílias com renda de até 10 salários mínimos e 94,7% das de maior renda. A gestão mais equilibrada das finanças e a redução do grau de endividamento podem gerar maior confiança no mercado, facilitando a concessão de crédito no estado, segundo a coordenadora Ana Carolina Júlio.
Para conferir a notícia completa clique aqui.
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada aqui.
Texto: C2 Press