Varejo capixaba tem o melhor bimestre dos últimos 24 anos

A imagem mostra duas garotas em uma loja, segurandos presentes de natal

O varejo capixaba registrou um crescimento recorde de 5,2% no último bimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, superando a média nacional e do sudeste. Segundo a PMC do IBGE, analisada pelo Connect Fecomércio-ES, o desempenho foi impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo, com destaque para a antecipação das compras de Natal para novembro, devido à Black Friday.

O crescimento foi expressivo em setores como artigos farmacêuticos (+22,1%), vestuário e calçados (+19,8%) e itens de uso pessoal e doméstico (+19,3%). No varejo ampliado, o Espírito Santo foi o único estado do sudeste a apresentar crescimento anual, apesar da queda de 4,7% em dezembro. O atacado de veículos cresceu 10,9% no ano, enquanto o setor de material de construção teve retração de 12,6%.

As projeções para o primeiro trimestre de 2025 indicam alta de 0,57% nas vendas, com movimentação financeira de R$ 6,8 bilhões em março. Segundo Luiz Coutinho, da Fecomércio-ES, dezembro continua sendo o mês mais forte para o comércio, mas novembro vem ganhando destaque, consolidando a Black Friday como evento-chave para o varejo capixaba.

Para conferir o relatório completo com mais informações clique aqui.

Para conferir a matéria completa aqui aqui.

Autor: Thalis Manhães – Produtor de Conteúdo do Connect Fecomércio-ES
Edição:
Ryan Procopio