Espírito Santo fecha 2024 com a menor taxa de desemprego desde 2012

A imagem mostra uma família no caixa fazendo compras

O Espírito Santo encerrou 2024 com a menor taxa de desemprego da série histórica, atingindo 3,9% no quarto trimestre, segundo a PNAD do IBGE, analisada pelo Connect Fecomércio-ES. O estado mantém a menor taxa do sudeste e a sexta menor do Brasil, ficando abaixo da média nacional de 6,2%. O número de desempregados caiu para 85 mil, representando uma redução de 25,4% desde 2023.

Apesar da melhora no emprego, a informalidade atinge 38,3% dos trabalhadores, sendo a maior taxa entre os estados do sul, sudeste e centro-oeste. O setor de Serviços lidera as contratações com 50,4% das ocupações, seguido pelo Comércio (18,7%). O Comércio teve um crescimento de 4,6% no número de trabalhadores, impulsionado pelas festas de fim de ano. Já Indústria e Construção Civil registraram quedas de 6,1% e 3,8%, respectivamente.

O rendimento médio mensal foi de R$ 3.198, apresentando queda de 1,3% ante o trimestre anterior, mas crescimento de 7,7% na comparação anual. Apesar do mercado aquecido, a formalização do trabalho segue como um desafio para o crescimento sustentável do estado.

Para conferir o relatório completo com mais informações clique aqui.

Para conferir a matéria completa clique aqui.

Autor: Thalis Manhães – Produtor de Conteúdo do Connect Fecomércio-ES
Edição:
Ryan Procopio