Fecomércio-ES e Fapes abrem seleção para escolher até 30 startups que vão participar de capacitação e missão internacional
As inscrições para o Brazilian Retail Techs in Argentina (BretA 2026) seguem abertas até 22 de dezembro e integram o projeto Brazilian Startups Worldwide, que incentiva startups brasileiras a desenvolverem soluções para os setores de comércio, serviços e turismo. A iniciativa busca internacionalizar empresas de base tecnológica, conectando-as ao ecossistema varejista argentino. O programa, realizado pela Fecomércio-ES, Connect Fecomércio-ES, Fapes, Bcome.global, Sebrae e o Programa Diplomacia da Inovação, selecionará até 30 retail techs para uma trilha intensiva de capacitação, da qual 15 serão escolhidas para uma missão presencial na Argentina em maio de 2026. A Fapes oferecerá até R$ 60 mil em apoio para startups capixabas.
Segundo André Spalenza, o BretA tem o propósito de preparar startups brasileiras para competir em mercados globais, usando a Argentina como porta de entrada para a América Latina devido ao seu ecossistema omnichannel estruturado e aos hubs tecnológicos voltados à inovação. Durante a missão, as startups participarão de visitas técnicas, reuniões com hubs de inovação, encontros B2B e do Retail Day 2026, além de atividades de benchmarking e networking intensivo.
O presidente do Sistema Fecomércio-ES, Idalberto Moro, destacou que o programa cria oportunidades reais para empreendedores ao proporcionar vivência internacional e contribuir para a formação de negócios mais inovadores e competitivos. Para ele, o BretA amplia a visão estratégica das startups capixabas e reforça o papel da Fecomércio-ES como agente de inovação e internacionalização, oferecendo aos empreendedores uma experiência capaz de transformar seus negócios.
SERVIÇO
Brazilian Retail Techs in Argentina
Inscrições: Devem ser feitas até 22 de dezembro por meio do link oficial
https://forms.gle/eHEVnTAzLE2YK2NA9.
Quem pode se inscrever:
Retail techs de todo o Brasil que possuam:
– CNPJ ativo com matriz no país;
– Soluções próprias voltadas ao varejo e consumo;
– Potencial de atuação na Argentina;
– CIO com proficiência avançada em inglês ou espanhol e participação obrigatória nas etapas;
– CMO com proficiência intermediária ou superior;
– Situação regular e com documentação válida até agosto de 2026.
Não são elegíveis associações, cooperativas, clubes, sindicatos, consultorias, empresas religiosamente vinculadas ou em situação irregular.
Processo de seleção:
– Inscrição e pré-seleção de até 30 startups no dia 9 de janeiro, avaliando critérios como potencial no varejo argentino, capacidade financeira para a missão, estágio de maturidade, receita, perfil do CIO e critérios de diversidade;
– Trilha de capacitação, entre janeiro e fevereiro de 2026, com workshops e mentorias ministradas por profissionais brasileiros e argentinos;
– Banca avaliadora, responsável pela escolha das Top-15 que embarcarão para a Argentina, dará o resultado em 27 de fevereiro;
– Missão internacional, entre 10 e 16 de maio de 2026;
– Acompanhamento nacional até novembro do mesmo ano, com rodadas de negócio e monitoramento;
– O programa também reserva uma vaga exclusiva para startups cujo CIO se autodeclare pessoa negra, quilombola, indígena, pessoa com deficiência, mulher ou LGBTQIAPN+.
Por que Argentina?
O país é considerado um dos ecossistemas mais relevantes para inovação no varejo, reunindo:
– Grandes redes omnichannel;
– Empresas de logística, meios de pagamento e consumo;
– Hubs que integram iniciativas privadas e governamentais;
– Diversificação econômica;
– Potencial de crescimento e reformas que o tornam mais atraentes para negócios;
– Proximidade geográfica e cultural com o Brasil;
– O Retail Day, evento estratégico para o setor.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixaba – seja de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Bcome.global
É dedicada à internacionalização de negócios inovadores brasileiros, conectando-os a ecossistemas globais por meio de curadoria e missões, gerando valor para a sociedade brasileira dentro e fora do País.
Fapes
É a autarquia responsável pela política estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação no Espírito Santo, fomentando o desenvolvimento científico a partir de apoio financeiro a projetos e bolsas.
Sebrae
A entidade é responsável por promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas. Sua atuação foca no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração da formalização da economia por meio de parcerias público-privadas, acesso à inovação e crédito, e incentivo à educação empreendedora.
PDI
Para garantir a efetividade da inserção das empresas brasileiras no mercado vizinho, o BretA2026 é alicerçado por parceiros pelo Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Ministério das Relações Exteriores atua para promover a inserção estratégica do Brasil no cenário internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Utilizando ferramentas diplomáticas para fortalecer os sistemas de inovação e aumentar a competitividade global, o PDI é executado pelos SECTECs (Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação) da rede diplomática. No âmbito do BretA2026, essa articulação conta com o suporte direto da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
Para conferir a matéria completa clique aqui.